É cada vez mais comum a queixa de homens frustrados por estarem ejaculando muito rápido na relação sexual. Há dois tipos de ejaculação precoce:
• Primário (vitalício) – ocorre desde a primeira relação sexual da vida.
• Secundário (adquirido) – não tinha problemas de ejaculação anteriormente, mas passou a apresentar agora.
QUAL É A DEFINIÇÃO?
Apesar de muitos homens terem essa queixa, vários deles não se enquadram ao diagnóstico de Ejaculação Precoce. Definimos ejaculação precoce da seguinte forma:
• Ejacular em menos de 1 min de penetração nos casos Primários.
• Ejacular em menos de 3 min de penetração nos casos Secundários.
.
No Mundo, o tempo médio para ejacular após iniciado penetração é de 7 minutos! ⏱
.
Estima-se que 5 a 40% dos homens sofrem desse problema. A principal causa se deve a ANSIEDADE do parceiro. Outros fatores que contribuem para ejacular mais cedo são:
– Obesidade
– Diabetes
– Pressão alta
– Impotência sexual
– Vaginismo (queixa da mulher de dor na penetração)
– Baixo desejo sexual da parceira
– Entre outros
.
Uma vida saudável com alimentação adequada (verduras, legumes e frutas), não fumar, realizar atividade física, manter peso adequado, realizar atividade recreativas como hobbies e momentos prazerosos com amigos podem ajudar o paciente.
Ejaculação precoce NÃO é doença, mas uma variação natural do tempo de ejaculação que pode ser resolvido. É fundamental uma equipe multidisciplinar com a participação de um psicólogo especialista em sexologia e de um urologista para melhor ajuda-lo. O objetivo é orientar o paciente da melhor forma e evitando sempre que possível a prescrição de medicamentos.