O ÁLCOOL AFETA A FERTILIDADE DO HOMEM?

O ÁLCOOL AFETA A FERTILIDADE DO HOMEM?

Estudos tem sido contraditórios quanto aos efeitos do álcool na fertilidade do homem. Porém sabemos que o consumo diário em excesso afeta negativamente a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, assim como o tabagismo e a idade avançada.

O QUE OS ESTUDOS FALAM

Em Março de 2020 foi publicado um estudo que avaliou prospectivamente 2679 casais que desejavam engravidar. Ao longo de 1 ano avaliaram o consumo semanal de bebida alcoólica do homem e o sucesso do casal em conseguir engravidar. Ao fim, verificaram que homens que não consumiam bebida alcoólica ou que ingeriam de forma moderada tinham a mesmo resultado.

Esse resultado corrobora com outro estudo realizado pela Universidade de Harvard em 2016. O consumo moderado de bebida alcoólica não afetou as características dos espermogramas e as taxas de sucesso na formação de embriões em laboratório foram altas.

Já o consumo exagerado afeta não só as características do espermograma como também a genética dos espermatozoides. Sabemos que o álcool gera radicais livres que podem danificar o DNA do espermatozoide (fragmentação do DNA).
.
Todo o possível deve ser feito para otimizar a fertilidade. O homem não deve se privar de ingerir bebida alcoólica, mas o consumo tem de ser com moderação.