Aproximadamente 7.000 brasileiros são diagnosticados com câncer de rim todos os anos. O grande desafio dessa doença é o diagnóstico precoce. Graças a maior facilidade de realizar exames de imagem como o ultrassom nos dias de hoje, muitos pacientes conseguem ser tratados do câncer de rim em um tempo suficiente para curar.
Histórico familiar
Sabemos que pacientes com histórico na família de câncer de rim tem maiores chances de também desenvolver essa doença. Apesar da genética ser um fator de risco que ainda não podemos modificar, os pacientes podem tomar alguns cuidados a fim de evitar esse tipo de câncer. Pacientes obesos, tabagistas e com pressão arterial não controlada tem maiores chances de desenvolver câncer de rim. Assim, manter o peso adequado, não fumar e cuidar da pressão arterial são formas muito importantes de prevenção do câncer renal.
Não há uma orientação absoluta de quando investigar essa doença, mas sugiro realizar esporadicamente exame de ultrassom de abdômen a partir dos 20 anos para pacientes com histórico familiar com câncer de rim, enquanto para os demais a partir dos 30 anos. O ultrassom é um exame sem radiação, facilmente executado e rápido que pode salvar a vida do paciente.
.
Esperar sentir algo no rim como dor ou sangramento na urina podem ser sinais de um câncer avançado em que podemos estar impossibilitados de curar. Geralmente esse tipo de câncer cresce sem dar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico precoce.
.
Dr. Arnold Achermann
CRMPR 30561 • RQE 25839
UROCORe – Rua Sen. Souza Naves, 1.848.
LONDRINA, PR
? (43) 3342-1898 / ? 99992-5166.