A vasectomia é um procedimento cirúrgico que leva a contracepção masculina. Há possibilidade de reversão cirúrgica, porém, quanto mais tarde decidir por reverter, mais difícil é o procedimento e menor a chance de sucesso. Assim, é fundamental a certeza do homem e casal em optar por essa escolha. Por outro lado, a possibilidade da mulher de interromper o uso de medicações ou optar por não realizar a cirurgia de laqueadura (muito mais invasivo) traz muitos benefícios ao casal.
Quem pode fazer?
Homens com mais de 25 anos de idade OU com 2 filhos podem realizar esse procedimento.
.
Como é feito?
O procedimento é realizado com anestesia local e pequeno corte na pele do escroto. Cortamos um pequeno pedaço do tubo que leva os espermatozoides do testículo para a ejaculação (ductos deferentes) e amarramos separadamente as duas extremidades. Como este procedimento se faz com anestesia local, não precisa de internação. A cirurgia dura em torno de 20 minutos. Os fios que usamos para dar ponto na pele “caem sozinhos” e não precisam ser retirados.
.
O que fazer após a cirurgia?
Recomendamos repouso por pelo menos 48 horas, sem esforço brusco e realizando compressas com gelo com certa frequência. Curativos devem ser trocados diariamente. O suspensório escrotal deve ser usado por 1 semana e só deve ser retirado no banho ou ao deitar para dormir. As relações sexuais podem ser retornadas após 2 semanas, porém ainda com uso de preservativos ou outra forma de contracepção. Após 2 meses da cirurgia e paciente já ter ejaculado algumas vezes, coleta-se exame de espermograma e se “zerado”, confirmado ausência de espermatozoides na ejaculação, consideramos o sucesso do procedimento.
É muito importante lembrar que a vesectomia não impede o homem de se contaminar com doenças sexualmente transmissíveis! Ainda assim é fundamental o uso de preservativos para se proteger dessas doenças.
Dr. Arnold Achermann
CRMPR 30561 • RQE 25839
UROCORe – Rua Sen. Souza Naves, 1.848.
LONDRINA, PR
? (43) 3342-1898 / ? 99992-5166.