Azoospermia

Homens em idade reprodutiva apresentam, em média, 96 milhões de espermatozoides em cada ejaculação [1]. A azoospermia é definida por uma ausência completa de espermatozoides na ejaculação. Esse diagnóstico é encontrado em aproximadamente 1% da população masculina e entre 10% a 15% dos homens com infertilidade [2, 3]. Em cerca de 2/3 desses homens, a azoospermia está associado a uma disfunção testicular intratável que resulta em falha da produção de espermatozoides (espermatogênese). Este cenário é reconhecido como a apresentação mais grave de infertilidade masculina, conhecida como azoospermia não-obstrutiva [4].

AZOOSPERMIA

Azoospermia é clinicamente dividida em obstrutiva e não-obstrutivo. Azoospermia obstrutiva é caracterizada por produção normal de espermatozoides (espermatogênese normal), mas com algum bloqueio entre os testículos e o ducto ejaculatório (que fica dentro da próstata) colocar imagem de anatomia em desenho para explicar o que é cada parte. Também pode ocorrer em homens que nasceram sem o epidídimo e os vasos deferentes (ausência total ou parcial). Assim, a azoospermia obstrutiva pode ser congênita (nasceu com esse problema) ou adquirido.
A forma adquirida mais comum é a cirurgia de vasectomia, mas também devemos considerar a falha na reversão da vasectomia, infecções do testículo, epidídimo e/ou da próstata, cirurgia no escroto, região inguinal, pélvica ou abdominais e trauma. Na forma congênita o homem pode nascer sem os epidídimos e ductos deferentes de um lado ou dos dois, conhecida como CAVD (congenital absence of vas deferens). Outras formas menos comuns são obstrução do ducto ejaculatório e a síndrome de Young [5].
Ao contrário da forma obstrutiva, a azoospermia não-obstrutiva corresponde a uma situação mais dramática, uma vez que está associada a uma falência dos testículos. São diversas causas que podem levar a esse diagnóstico: problemas endócrinos (produção e/ou liberação de hormônios), alterações genéticas, exposição a toxinas para os testículos (dentre eles o principal são os anabolizantes), infecções dos testículos, trauma, ambiente onde vive ou trabalha (exposição ao calor, radiação), histórico de câncer e tratamentos para este (radioterapia; quimioterapia), histórico de nascimento com testículos fora da bolsa escrotal (criptorquidia), varicocele (varizes dos testículos). No entanto, mesmo com tantas possíveis causas para levar a falência do testículo e chegar a azoospermia não-obstrutiva, aproximadamente 40% dos casos são ditos idiopáticos, isto é, não conseguidos confirmar ou explicar o porquê o paciente está com esse problema.
Considerando que é relativamente fácil colher espermatozoides em homens com azoospermia obstrutiva (já que a produção de espermatozoides é normal), os pacientes com azoospermia não-obstrutiva representa.

Referencias:
1- Cooper TG, Hellenkemper B, Jonckheere J, Callewaert N, Grootenhuis AJ, et al. Azoospermia: virtual reality or possible to quantify? J Androl 2006; 27: 483–90.
2- Aziz N. The importance of semen analysis in the context of azoospermia. Clinics (Sao Paulo) 2013; 68 Suppl 1: 35–8.
3- Esteves SC, Miyaoka R, Agarwal A. An update on the clinical assessment of the infertile male. [corrected]. Clinics (Sao Paulo) 2011; 66: 691–700.
4- Esteves SC, Agarwai A. The azoospermic male: current knowledge and future perspectives. Clinics (Sao Paulo) 2013; 68 Suppl 1: 1–4.
5- Esteves S. Infertilidade masculina. In: Rhoden EL, editor. Urologia no consultório. 1st ed. Porto Alegre: Artmed Editora; 2009. p. 470–500.

É muito triste ver casais sofrerem pela dificuldade em gerar o tão sonhado filho. Geralmente as mulheres são as primeiras a procurar ajuda médica. Porém, o homem é responsável por 50% das causas de infertilidade do casal. Em alguns casos, o homem não tem nenhum espermatozoide na ejaculação, fazendo com que muitos percam a esperança de serem pais.

POR QUE ISSO OCORRE?

A ausência de espermatozoides na ejaculação se chama Azoospermia. Essa situação pode ocorrer por dois motivos: ou a produção de espermatozoide está ruim (Azoospemia não-obstrutiva) ou o trajeto que o espermatozoide passa até ejacular está bloqueado (Azoospermia obstrutiva).

COMO SABER?

Um urologista pode diferenciar a causa ao examinar o paciente e avaliar alguns exames de sangue e imagem, como o ultrassom.

COMO TRATAR?

Em alguns casos obstrutivos é possível corrigir esse problema por meio de uma cirurgia e o casal gerar filhos naturalmente. Já nos casos não obstrutivos, é necessário uma cirurgia específica para captar espermatozoides de dentro do testículo e gerar o embrião em laboratório mesmo.
.
Para descobrir a causa da ausência de espermatozoides na ejaculação e orientar os casais para melhor tratamento, procure seu urologista.

Últimos artigos em Azoospermia

NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR20240415144854

NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR

A dificuldade para engravidar é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Estima-se que cerca de 10 a 15% dos casais em idad...
PODEMOS CONHECER A GENÉTICA DO EMBRIÃO ANTES DE IMPLANTAR?20220408163216

PODEMOS CONHECER A GENÉTICA DO EMBRIÃO ANTES DE IMPLANTAR?

PODEMOS CONHECER A GENÉTICA DO EMBRIÃO ANTES DE IMPLANTAR?/INFERTILIDADE MASCULINA/PODEMOS CONHECER A GENÉTICA/Na década de 1...
REPRODUÇÃO ASSISTIDA: O QUE É FIV E ICSI?20220408161757

REPRODUÇÃO ASSISTIDA: O QUE É FIV E ICSI?

REPRODUÇÃO ASSISTIDA: O QUE É FIV E ICSI?/INFERTILIDADE MASCULINA/REPRODUÇÃO ASSISTIDA: O QUE/Recentemente, a medicina reprod...
A OBESIDADE AFETA A FERTILIDADE MASCULINA20220408160800

A OBESIDADE AFETA A FERTILIDADE MASCULINA

A OBESIDADE AFETA A FERTILIDADE MASCULINA/INFERTILIDADE MASCULINA/A OBESIDADE AFETA A/Segundo a Organização Mundial de Saú...
A IMPORTÂNCIA DO DNA ESPERMÁTICO NA FERTILIDADE20220408155447

A IMPORTÂNCIA DO DNA ESPERMÁTICO NA FERTILIDADE

A IMPORTÂNCIA DO DNA ESPERMÁTICO NA FERTILIDADE/INFERTILIDADE MASCULINA/A IMPORTÂNCIA DO DNA/O espermograma básico é essencia...
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CIRURGIA DA VARICOCELE NA FERTILIDADE?20220404172115

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CIRURGIA DA VARICOCELE NA FERTILIDADE?

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CIRURGIA DA VARICOCELE NA FERTILIDADE?/INFERTILIDADE MASCULINA/QUAIS OS BENEFÍCIOS DA/Sabemos que quan...