CÂNCER DE PRÓSTATA: COMO DIAGNOSTICAR?

CÂNCER DE PRÓSTATA: COMO DIAGNOSTICAR?

Ao contrário do que muitos pensam, o diagnóstico do câncer de próstata não é feito pelo exame de sangue (PSA), nem mesmo pelo toque retal.
.
A única forma de confirmarmos esse diagnóstico se faz por meio de biópsia da próstata ou de uma lesão suspeita de metástase.

Mas então por que não se faz biópsia em todo homem?

A biópsia de próstata é um procedimento invasivo e geralmente doloroso. A sedação do paciente pelo anestesista ameniza a dor do procedimento. Mas além da dor, esse procedimento pode levar a sangramento e infecção na próstata.
.
Por meio da biópsia, se retira alguns pedacinhos da próstata que são analisados pelo patologista. Ele irá confirmar se há presença de células tumorais e, se presente, qual a agressividade desse tumor.

Mas então quando indicamos realizar a biópsia da próstata?

Na presença de exame de sangue do PSA elevado e/ou exame de toque retal com alteração (próstata endurecida ou presença de nódulos), indicamos a biópsia de próstata. Aproximadamente 15% dos homens apresentam PSA normal e toque retal alterado, sendo ai indicado a biópsia e confirmação do câncer de próstata. Logo, o toque retal é muito importante para o diagnóstico precoce dessa doença.

Procure seu urologista para orientar na prevenção e realizar a investigação corretamente. O câncer de próstata diagnosticado precocemente apresenta mais de 90% de chances de cura.

 

Dr. Arnold Achermann
CRMPR 30561 • RQE 25839
UROCORe – Rua Sen. Souza Naves, 1.848.

LONDRINA, PR
? (43) 3342-1898 / ? 99992-5166.