Muitos casais que estão enfrentando quadro de infertilidade me questionam se ainda é possível engravidar naturalmente. Essa questão é ainda mais intensa quando o homem tem pouca quantidade de espermatozoides. Mas quanto é pouco?
MAS QUANTO É POUCO?
A OMS já publicou 5 edições quanto as referências de espermograma normal. A 5ª edição e última foi em 2010. Por meio dessa referência, consideramos baixa quantidade de espermatozoides quando a concentração for menor que 15 milhões de espermatozoides por ml do ejaculado.
.
O que essa referência de 15 milhões/ml quer dizer é:
5% dos homens com essa quantidade conseguiram engravidar naturalmente em até 1 ano de tentativas.
.
Todo paciente que apresenta espermograma alterado deve repetir o exame. Com pelo menos 2 espermogramas podemos entender melhor o padrão de fertilidade do paciente. Quanto menor for a quantidade de espermatozoides, mais difícil será de engravidar naturalmente. Mas é preciso entender o porquê isso está ocorrendo e se é reversível essa situação.
Logo, se a causa que leva a essa baixa quantidade não for reversível, as chances são muito baixas. Cuidado deve ser redobrado para casais cuja esposa tem mais de 35 anos. Tempo é precioso, e a demora para procurar ajuda médica pode ser tarde demais.
.
Procure seu urologista para avaliar possíveis causas e melhor conduzir o caso.