PERDER URINA NUNCA É NORMAL • INCONTINÊNCIA URINÁRIA POR ESFORÇO

PERDER URINA NUNCA É NORMAL • INCONTINÊNCIA URINÁRIA POR ESFORÇO

É muito comum homens e mulheres relatarem já terem passado por episódios de urgência para urinar. O normal é sentirmos o desejo em urinar de forma progressiva, aos poucos. Mas por que então acontece essa vontade súbita de urinar e necessidade de correr para o banheiro?

MULHERES

Essa perda de urina ocorre mais em mulheres, porque o canal da urina (uretra) da mulher é bem curto comparado ao do homem. Além disso, a presença da próstata nos homens acaba sendo um obstáculo para a saída da urina. Conforme a mulher envelhece, ocorre uma frouxidão dos músculos da pelve e de outros tecidos permitindo uma maior mobilidade da uretra. Esse movimento maior da uretra feminina, sem o seu suporte forte, favorece a perda de urina. Pacientes que tiveram filhos por via vaginal, principalmente com um trabalho de parto complicado, prolongado, com bebês grandes ou uso de fórceps, têm maior risco de apresentar esse problema.

Casos leves, com pouca perda de urina, sem a necessidade de uso de forro ou fraldas, podem ser resolvidos com exercícios de fisioterapia pélvica e fortalecimento dos músculos pélvicos. Já em casos moderados a graves a cirurgia está indicada, além dos exercícios de fisioterapia. O objetivo é dar suporte a uretra com uso de telas sintéticas. A cirurgia é relativamente simples.
.
O melhor tratamento da incontinência urinária é obtido com abordagem multidisciplinar, envolvendo urologista e fisioterapeuta.

 

Dr. Arnold Achermann
CRMPR 30561 • RQE 25839
UROCORe – Rua Sen. Souza Naves, 1.848.

LONDRINA, PR
? (43) 3342-1898 / ? 99992-5166.