QUEM SOFRE MENOS COM IMPOTÊNCIA SEXUAL?

QUEM SOFRE MENOS COM IMPOTÊNCIA SEXUAL?

Um artigo publicado neste ano demonstrou que a impotência sexual afeta 37,2% dos homens brasileiros, sendo o país com melhor resultado comparado a outros 7 (Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, China e Estados Unidos). A Itália apresentou o pior resultado com uma média de 48,6% dos homens. Este problema está fortemente associado a doenças crônicas como diabetes, hipertensão, excesso de gordura no sangue (dislipidemia), obesidade e tabagismo. Mas o fator psicológico também afeta de forma muito importante.

Quando o paciente chega ao consultório queixando de impotência, o urologista deve fazer algumas perguntas e examinar o paciente para diferenciar a causa da impotência. Temos 2 causas que podem estar associadas: orgânico (corpo do paciente está doente) ou psicogênico (fator emocional).
.
A partir daí, podemos iniciar o tratamento da melhor forma, sendo que um trabalho multiprofissinal permite resultados mais satisfatórios. A introdução de medicamentos pelo urologista e a atuação de um psicólogo especialista em sexologia é fundamental para o sucesso no tratamento.

O tratamento para causa orgânica se faz em escala: iniciamos com medicamentos mais simples e menor dose, passando a aumentar dose ou trocar medicação conforme a resposta do paciente. A ordem é começar com comprimidos, passando para injeção no pênis e por fim o implante de prótese peniana.
.
Se você está sofrendo de impotência sexual, procure seu urologista para diagnosticar a causa e orientar o melhor tratamento.

 

Dr. Arnold Achermann
CRMPR 30561 • RQE 25839
UROCORe – Rua Sen. Souza Naves, 1.848.

LONDRINA, PR
? (43) 3342-1898 / ? 99992-5166.