Fatores masculinos nos abortos de repetição

O espermograma básico é essencial para a investigação da fertilidade do homem. No entanto, esse exame não avalia a qualidade genética dos espermatozoides. Para ocorrer a fecundação é necessário “apenas” de um espermatozoide e um óvulo saudáveis. A genética dessas células se juntam para formar o embrião. E para que esse embrião se desenvolva e forme um bebê saudável, é necessário que toda as informações no seu DNA estejam bem. Espermatozoide com DNA danificado pode até fecundar um óvulo, mas pode comprometer o desenvolvimento do embrião, aumenta o risco de aborto e da formação de uma criança com deformidades.

Enquanto alguns casais sofrem de abortos de repetição, outros casais nem ao menos conseguem iniciar uma gestação mesmo com exames médicos básicos normais. Nesses dois casos há indicação para realizar um exame mais específico que irá analisar a qualidade genética dos espermatozoides.

A IMPORTÂNCIA DO DNA ESPERMÁTICO

As principais causas de danos no DNA dos espermatozoides são:
– Varicocele (varizes no testículo)
– Tabagismo
– Obesidade
– Infecção nos testículos ou próstata
– Idade paterna (>40 anos)
– Diabetes
– Outras doenças sistêmicas

Há casos em que o espermograma básico está normal, mas na análise de fragmentação do DNA espermático há uma grande quantidade de espermatozoides danificados. Isto pode justificar a dificuldade em engravidar ou o motivo de tantos abortos de repetição.
.
Por isso, o paciente deve parar de fumar, manter peso adequado, tratar infecções se presentes e realizar a cirurgia de varicocele caso haja altas taxas de fragmentação no DNA espermático.

Últimos artigos em Fatores masculinos nos abortos de repetição

SER CADEIRANTE AFETA A QUALIDADE DO ESPERMA?20210927184029

SER CADEIRANTE AFETA A QUALIDADE DO ESPERMA?

SER CADEIRANTE AFETA A QUALIDADE DO ESPERMA?/INFERTILIDADE MASCULINA/SER CADEIRANTE AFETA A/São registrados anualmente 10.000...